O River Plate falhou o acesso a edição 2026 da Taça Libertadores da América. O gigante argentino estava dependente do que fazia o rival Boca Juniors no Torneio Clausula, mas a queda dos Xeneizes levou com ele El Milionario.

Assim, o River Plate irá falhar a Champions da América do Sul, 11 anos depois. Um resultado que espelha também a má época da equipa de Marcelo Gallardo, que só venceu dois dos últimos 13 jogos.

A única forma de estar na Taça Libertadores 2026 era o rival Boca Juniors vencer o Torneio Clausula, mas a eliminação nas meias-finais diante do Racing (1-0) deitou por terra esse sonho.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

O River Plate foi 4.º na classificação geral na Argentina, país onde os vencedores do Torneio Apertura, Torneio Clausura e Taça da Argentina garantem uma vaga na Taça Libertadores, assim como os três primeiros da classificação geral.

Se o Boca Juniors, 3.º da classificação geral, tivesse vencido o Torneio Clausura, essa vaga iria para o rival River Plate.

Apesar da derrota na Bombonera, graças ao golo de Martínez, o Boca Juniors vai estar na prova maior do futebol sul-americano de clubes. Já o River Plate vai disputar a Taça Sul-americana, tal como aconteceu em 2014, ano que vence a prova diante do Atlético Nacional, da Colômbia.