
Mais de um ano depois de ter deixado o comando técnico do Benfica, Roger Schmidt prepara-se para abraçar um desafio diferente na sua carreira. O treinador alemão, de 58 anos, foi anunciado como novo consultor global da J. League, num cargo que se estenderá até junho de 2026.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Segundo comunicado oficial, Schmidt terá várias responsabilidades: orientar uma seleção de talentos da academia da liga japonesa, partilhar métodos e filosofia em seminários para dirigentes e técnicos, bem como analisar jogos da competição e fornecer relatórios à organização.
O projeto contempla ainda experiências práticas com equipas jovens. Já em novembro, o ex-técnico dos encarnados acompanhará uma formação de sub-18 numa digressão pela Europa. Em dezembro, comandará um estágio de sub-16, enquanto em março de 2026 voltará a estar ligado a uma viagem internacional com outro conjunto da mesma faixa etária.
Yoshikazu Nonomura, presidente da J. League, destacou a relevância desta colaboração: "Elevar o nível não só dos jogadores, mas também dos treinadores e diretores desportivos é um elemento essencial para se chegar ao topo do mundo. O facto de um treinador que passou pelo mais alto nível europeu, Schmidt, ter simpatizado com a estratégia de crescimento da J. League é uma grande oportunidade."
Também Schmidt partilhou o entusiasmo pelo novo papel: "Decidi participar depois de me encontrar com o presidente Nonomura em julho e partilhar a minha visão da J. League. Quero contribuir para o desenvolvimento do futebol japonês enquanto trabalho com jovens promessas, diretores desportivos e treinadores."
Com passagens por clubes da Alemanha, Áustria, Países Baixos, China e Portugal, o alemão regressa assim ao ativo, mas num papel que o afasta temporariamente da rotina de treinador principal.
Comentários