A Liga Portugal anunciou esta sexta-feira a realização de uma Cimeira de Presidentes no próximo dia 4 de dezembro, no Porto, a partir das 10h00, destinada a debater três temas considerados absolutamente determinantes para o futuro imediato das competições profissionais: a chave de distribuição dos direitos audiovisuais, os quadros competitivos e as infraestruturas desportivas.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Segundo o organismo liderado por Reinaldo Teixeira, esta reunião será o corolário de meses de auscultação junto das 33 sociedades desportivas das provas profissionais, processo que decorre desde que a atual direção executiva tomou posse, há cerca de sete meses. A Liga realça ainda que este trabalho aprofundado permitiu entregar, com 11 meses de antecipação, o modelo de comercialização centralizada dos direitos televisivos — passo considerado histórico e longamente aguardado no futebol português.

A cimeira surge, assim, como o momento para consolidar o processo de centralização e avançar para decisões estratégicas de médio e longo prazo, num cenário em que clubes e Liga procuram soluções que permitam tornar o setor mais competitivo, sustentável e equilibrado.

O anúncio da Liga coincide com um dia marcado por outra reunião de peso no futebol nacional. Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, recebe esta sexta-feira FC Porto, Sporting, Benfica e Sporting de Braga, num encontro que deverá igualmente abordar temas estruturais, incluindo questões de governação, arbitragem e organização das competições.

Com estes movimentos paralelos, o futebol português entra em semanas decisivas, nas quais poderão ser definidos alguns dos pilares que irão moldar o seu crescimento e estabilidade na próxima década.