Diogo Jota faleceu na madrugada de quarta para quinta-feira, por volta das 00:40h, vítima de um acidente de viação na região de Zamora, em Espanha.

Para além do internacional português, também André Silva, irmão do jogador e que alinhava no Penafiel, também terá morrido.

Diogo Jota faleceu na madrugada de quarta para quinta-feira, por volta das 00:40h, vítima de um acidente de viação na região de Zamora, em Espanha.

Já são muitas as reações de todos os quadrantes, de dirigentes, clubes e jogadores que lamentaram a tragédia a envolver os dois futebolistas.

Cristiano Ronaldo reagiu ao falecimento de Diogo Jota e do irmão André Silva. Através das suas redes sociais oficiais, CR7 deixou uma mensagem onde expressa o seu choque com a notícia.

O capitão da seleção nacional deixa também todo o apoio à família dos dois jogadores.

"Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua família, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta"

Klopp de coração partido com a morte de Diogo Jota: "Deve haver um propósito maior, mas não o consigo ver".

O antigo treinador do Liverpool, Jürgen ​Klopp, manifestou-se de coração partido após a partida de Diogo Jota.

"Deve haver um propósito maior! Mas não o consigo ver. Estou de coração partido", escreveu o ex-treinador do Liverpool.

Primeiro-ministro britânico fala em notícia arrasadora

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, prestou condolências aos amigos e familiares de Diogo Jota após ser questionado sobre o trágico incidente.

"Deixem-me começar por Jota, porque esta é uma notícia arrasadora. Tenho certeza de que falo por todos ao dizer que nossos primeiros pensamentos estão com a sua família e amigos. Há milhões de adeptos do Liverpool, mas também outros adeptos e pessoas que não acompanham futebol que também ficarão chocados com isto", referiu.

Liverpool devastado com morte de Diogo Jota: "Uma perda inimaginável"

O Liverpool manifestou esta quinta-feira "devastação" com a notícia da morte de Diogo Jota, vítima de um acidente de viação em Espanha, juntamente com o irmão, André Silva.

Numa nota oficial, o clube inglês confirmou o falecimento do jogador de 28 anos e pediu respeito pela privacidade da família e de todos os que lhes são próximos.

"O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota. O clube foi informado de que o jogador, de 28 anos, faleceu na sequência de um acidente rodoviário em Espanha, juntamente com o seu irmão, André", lê-se no comunicado.

O Wolverhampton manifestou-se hoje "de coração partido" com a morte de Diogo Jota, vítima de um acidente de viação em Espanha, recordando o legado deixado pelo internacional português durante os anos em que representou o clube inglês.

"Estamos de coração partido. O Diogo era adorado pelos nossos adeptos, amado pelos colegas de equipa e estimado por todos os que trabalharam com ele durante o seu tempo no Wolves. As memórias que criou nunca serão esquecidas", refere o clube numa nota publicada nas suas plataformas oficiais.

O presidente do FC Porto emitiu uma nota a lamentar a morte de Diogo Jota e André Silva, dois jogadores tiveram passagens pela FC porto. André Villas-Boas refere que ambas representaram o clube "de forma exemplar", considerando que "o futebol perdeu dois grandes homens".

André Villas-Boas
André Villas-Boas André Villas-Boas créditos: © 2024 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

"Este é um momento de profunda consternação para toda a massa associativa Portista e para todos os portugueses. Dois jovens perderam a vida de maneira trágica, dois homens que representaram o FC Porto de forma exemplar e que serão recordados não só pelo seu futebol, mas também pelas suas características pessoais e humanas. À sua família e amigos do Diogo e do André, devastado ainda com a injustiça da perda prematura das suas vidas, dirijo as minhas condolências. O futebol perdeu dois grandes homens. Resta-nos a honra de terem representado o FC Porto", escreve.

Benfica fala em "perda irreparável" com o desaparecimento de Diogo Jota e do irmão André Silva

Através de um nota de pesar, o Benfica já lamentou e "enviou as mais sentidas condolências à família de Diogo Jota, tragicamente desaparecido, esta madrugada".

"Um dos mais destacados jogadores portugueses da atualidade, internacional que ajudou ativamente a Seleção a vencer duas Ligas das Nações, digno representante do futebol nacional no mundo, tendo defendido as cores do Liverpool nas últimas cinco épocas, Diogo Jota deixa uma marca indelével.

O internacional português destacou-se sempre pela sua qualidade em campo e pelo exemplo que deixa nas gerações mais novas, pela sua história de superação e profissionalismo, sendo reconhecido e admirado pelos adeptos de todos os clubes que representou, na sua notável carreira, brutalmente interrompida aos 28 anos.

O Sport Lisboa e Benfica associa-se à dor dos familiares e amigos de Diogo Jota e irmão e ao luto nacional por estas perdas irreparáveis", pode ler-se.

Marcelo Rebelo de Sousa e o último abraço que deu ao jogador

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, antigo presidente da república, recordou o último abraço que deu ao jogador. O momento teve lugar após a vitória de Portugal na Liga das Nações em Munique, frente à Espanha. 

"Mais do que uma consternação, é um choque. É um choque porque morre um jovem de 28 anos e morre com ele o irmão, André. Estava a viver um momento muito feliz da sua vida familiar e na sua progressão como jogador excepcional, quer a nível internacional quer na selecção. É um choque porque tinha um futuro à frente. Aquilo que nós esperamos, no dia-a-dia, é que partam os que têm mais idade e não os mais jovens. É um choque pelas condições em que ocorreu, horrorosas", afirmou.

Federação reage ao desaparecimento de Diogo Jota e André Silva: "Perdemos dois campeões"

A Federação Portuguesa de Futebol reagiu à notícia do desaparecimento de Diogo Jota e André Silva, vítimas de um acidente de viação esta madrugada em Espanha.

Em comunicado, a FPF escreve que o futebol português está "completamente devastado" com a morte dos dois jogadores, enaltecendo todas as qualidades de Diogo Jota, dentro e fora de campo.

Penafiel reage à morte de André Silva e Diogo Jota: "Enche-nos de dor e consternação"

O FC Penafiel reagiu esta quinta-feira ao desaparecimento de André Silva e do irmão Diogo Jota, vítimas de um acidente de viação em Espanha.

Os durienses apresentaram condolências à família e amigos, acrescentando que irão decretar luto oficial.

"O Futebol Clube Penafiel manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento trágico

de André Silva e do seu irmão Diogo Jota, vítimas de um acidente de viação ocorrido nas últimas horas.

Manchester City relembra Diogo Jota com abraço a Bernardo Silva

O Manchester City partilhou na rede social X, antigo twitter, um post com a imagem de Diogo Jota e Bernardo Silva abraçados, um no City e outro no Liverpool. A publicação surge acompanhada de um texto em que se manifesta dor pelo fim trágico do futebolistas do Liverpool e do City.

"Todos no Manchester City estão chocados e tristes com a trágica notícia da morte de Diogo Jota" pode ler-se.

Montenegro reage à morte de Diogo Jota: "Dia triste para o futebol"

O primeiro-ministro Luís Montenegro já reagiu à notícia da morte de Diogo Jota. Através de um post na redes social Instagram, o líder do governo de Portugal fala "dia triste para o futebol".

"A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica. Deixo aos familiares as mais sentidas condolências. É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional"

Pedro Proença deixa condolências à mulher e três filhos de Jota: "É um chefe de família"

O presidente da Federação Portuguesa na Futebol, e que se encontra na Suíça a acompanhar o Europeu de futebol, sublinha que Diogo Jota era "um chefe de família", deixando uma mensagem especial à mulher do jogador e aos três filhos.

"Pedia que neste momento soubessem respeitar a memória do Diogo e, se me permitem, também do André. É um momento muitíssimo difícil para o futebol português", diz Pedro Proença.

Premier League em choque com morte de Diogo Jota

A Premier League já reagiu à notícia da morte de Diogo Jota através de um publicação nas redes sociais. "Todos na Premier League estão chocados" com a perda do jogador do Liverpool e do irmão", refere o organismo, enviando condolências à família, amigos e adeptos.

Atlético de Madrid chocado com morte de Diogo Jota e do irmão em acidente na Espanha

O Atlético de Madrid manifestou-se hoje “chocado” com a trágica notícia do falecimento do avançado português Diogo Jota e do seu irmão André Silva, vítimas de um acidente de viação na madrugada desta quinta-feira, na A52, em Cernadilla, Zamora, Espanha.

O clube espanhol, ao qual Jota esteve ligado entre 2016 e 2018, expressou publicamente os seus profundos pêsames à família e amigos.

Gestifute presta homenagem a Diogo Jota após morte trágica em acidente de viação

Agência liderada por Jorge Mendes destaca o jogador como parte da família e expressa condolências à família do internacional português, falecido com o irmão numa tragédia que abalou o futebol. A Gestifute afirmou que “quem amamos nunca irá desaparecer enquanto permanecer vivo nos nossos corações” e sublinhou que Diogo Jota “faz parte da família, da história da Gestifute e do futebol mundial”.

Seleção feminina enverga 'fumos negros' em dia de estreia no Europeu feminino

Seleção nacional feminina
Seleção nacional feminina Seleção nacional feminina créditos: FPF

A seleção nacional feminina de futebol irá homenagear Diogo Jota e André Silva, falecidos esta quinta-feira após acidente de viação.

Portugal irá assim entrar para o jogo desta quinta-feira diante da Espanha com fumos negros no equipamento em gesto de luto pela morte dos dois jogadores.

Bruno Fernandes

Bruno Fernandes recorreu às suas redes sociais para deixar uma mensagem sentida ao colega de seleção e adversário na Premier League, recordando o "Amigo, colega e companheiro de mil batalhas"

"Amigo, colega e companheiro de mil batalhas. É difícil entender como é possível que alguém possa partir tão cedo. Que tu e o teu irmão encontrem a paz que necessitam para olhar pelos vossos que vos perderam tão cedo e repentinamente. As minhas condolências a toda a vossa família"

A nota de pesar da Associação Nacional de Treinadores de Futebol

A Associação Nacional de Treinadores de Futebol, na pessoa do seu presidente Henrique Calisto, emitiu uma nota de pesar relativa ao falecimento do jogador internacional português Diogo Jota.

"Vimos expressar a nossa mais profunda consternação e elevar uma sentida nota de pesar pelo falecimento dos irmãos e ogadores Diogo Jota e André Silva.

Diogo Jota, com o seu talento ímpar, a sua entrega incansável e o carácter exemplar dentro e fora de campo, marcou gerações e conquistou a admiração de todos quantos com ele privaram. André Silva, pela sua elegância técnica e a humildade que sempre pautou a sua carreira, foi também inspiração e motivo de orgulho para os treinadores que o viram crescer.

A sua partida prematura deixa um vazio imenso não só no futebol português, mas em todas as pessoas que com eles partilharam sonhos, emoções e conquistas. A sua memória permanecerá viva no coração de cada treinador, jogador e adepto, e o legado que deixaram servirá de exemplo para as futuras gerações.

Estendemos as nossas mais sinceras condolências às famílias, amigos. Que encontrem conforto na lembrança da alegria que ambos trouxeram ao desporto e no orgulho dos feitos alcançados.

Descansem em paz, Diogo e André. O futebol português jamais vos esquecerá", pode ler-se.

Neymar, Messi e Firmino não esquecem Diogo Jota

Neymar não esqueceu o internacional português, enviando condolências à figura de Diogo e André. "as minhas condolências a toda a famílias e amigos próximos", postou a brasileiro nas redes sociais.

"Descansei em paz, escreveu Diogo e André", atirou o futebolista de 32 anos.

Lionel Messi também endereçou as suas condolências à família do português. Compartilhou uma foto a preto e branco nas stories com a sigla 'QEPD (que em paz descanse".

Quem se mostrou verdadeiramente inconsolável foi Roberto Firmino, que dividiu o balneário dos reds com o avançado.