Depois de introduzir a bola na baliza, o antigo jogador do FC Porto mostrou a camisola interior para apelar à libertação do pai, raptado na Colômbia há uma semana.
O Rio Ave sobe ao 15.º lugar da I Liga, com oito pontos, um acima da zona de despromoção, enquanto o Boavista vê ampliada para cinco a sua série de jogos sem ganhar.
O Sporting, segundo colocado no Grupo D da Liga Europa, com quatro pontos, recebe o emblema polaco, último, com um, no Estádio José Alvalade, na quinta-feira.
A figura de herói pertenceu ao belga Lukaku, que aproveitou uma interceção incompleta a um passe de Dybala para fazer o 2-1 aos 90+4 minutos, redimindo-se do penálti falhado logo aos cinco minutos.
Com este resultado, o AVS perde a possibilidade de se distanciar ainda mais do CD Nacional e do Santa Clara. Já a Oliveirense é agora sexta classificada, com 14 pontos.
O Amora chega aos nove pontos e afasta-se, provisoriamente, do último lugar da série B, enquanto o Sporting B permanece na quarta posição, com 16 pontos.
Ao contrário do emblema do norte de Inglaterra, o Arsenal não fez qualquer comentário sobre as mensagens discriminatórias, optando por dirigir críticas aos árbitros, através do treinador Mikel Arteta.
O Moreirense passou a somar 17 pontos, colocando-se a apenas dois do Vitória, que caiu para quinto, ultrapassado pelo SC Braga, vencedor por 6-1 no sábado na receção ao Portimonense.
Já o Casa Pia, que tinha empatado 1-1 na jornada anterior com o Benfica no Estádio da Luz, continua sem triunfos em casa e mantém-se na 13.ª posição, com 10.
O guarda-redes brasileiro falhou a sessão matinal dirigida pelo treinador Sérgio Conceição, no Olival, e juntou-se a Marcano, Zaidu, Wendell, Iván Jaime, Galeno e Gabriel Veron no elenco de lesionados.
Na derradeira jornada do campeonato, o Ferroviário da Beira necessitava apenas de vencer para conquistar um título que lhe fugia desde 2016, mas só aos 71 minutos é que Amadou sossegou os adeptos da casa, ao marcar o único golo da partida.
O Farense, 12.º classificado, com 10 pontos, e o Arouca, 16.º, com seis, defrontam-se na segunda-feira, às 20:15, no Estádio de São Luís, em Faro, com arbitragem de Iancu Vasilica, da associação de Vila Real.
O Lyon segue assim sem ganhar esta temporada na Ligue 1 (seis derrotas e quatro empates), mantendo-se na cauda da tabela, com apenas pontos. O Metz surge um pouco acima, no 16.º lugar, com 11 pontos.
Real Madrid estará na linha da frente para levar de Alvalade o jovem central de 22 anos, mas a Premier League e o Manchester United também podem ser o destino.
"O Newcastle United condena veemente os abusos racistas a Bruno Guimarães e Joe Willock através das redes sociais depois do triunfo de ontem sobre o Arsenal. A nossa mensagem é clara. Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade".
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.