O embate, conhecido como o 'dérbi de Itália', acontece a três dias de o Inter jogar em Lisboa, para a Liga dos Campeões, e mostrou o excelente momento de forma da equipa de Milão, muito bem orientada por Simone Inzaghi.
Tiago Santos foi mesmo considerado o melhor jogador em campo e agravou o momento do Lyon, que atravessa uma crise desportiva aguda, como atesta o último lugar que ocupa, com apenas sete pontos somados e apenas uma vitória, em 13 jogos.
O triunfo esclarecedor permitiu aos ‘merengues’ colocaram-se no topo de classificação, com 35 pontos, apenas mais um do que o Girona, que na segunda-feira recebe o Athletic. O Cádiz, sem vencer há nove jogos, é 16.º, com 10.
A última Taça de Portugal arrebatada pelo Sporting foi em 2018/19, após uma final com o FC Porto decidida no desempate por grandes penalidades (5-4, após 2-2 nos 120 minutos).
A boa condição do Mafra, sétimo classificado da II Liga, foi tida em consideração pelo Estoril Praia, que apenas operou duas alterações no ‘onze’ que habitualmente tem alinhado na I Liga.
Depois da goleada que colocou o Sporting nos oitavos de final da Taça, Paulinho, autor de um hat-trick, e Rúben Amorim, treinador dos leões, falaram do compromisso mostrado pela equipa durante o jogo.
Os dois emblemas tentam juntar-se aos primodivisionários Sporting, Estoril, Benfica, Vitória de Guimarães, Vizela, FC Porto, Gil Vicente e Sporting de Braga que seguiram em frente.
Com um resultado expressivo, o Sporting levou, com naturalidade, a melhor sobre o conjunto do quarto escalão. Sete golos, três deles assinados por Paulinho, colocaram tranquilamente os leões na próxima ronda da Taça de Portugal.
No pódio provisório estão Inter Milão (31), Juventus (29) e AC Milan (26), sendo que os dois primeiros ainda se vão defrontar hoje, num dos grandes clássicos do futebol italiano.
Golos de Luís Neto e Paulinho vão dando vantagem ao Sporting sobre o Dumiense. Mesmo sem imporem muita velocidade e sem criarem muitos lances de perigo, os leões vão vencendo com naturalidade.
João Pinheiro, Bruno Jesus e Luciano Maia realizam desta forma a sua quarta partida na prova. O encontro, recorde-se, está agendado para as 8h30 de Portugal continental.
O emblema basco passa a somar 25 pontos, provisoriamente mais um do que o Athletic, que joga na segunda-feira no reduto do líder Girona. Já o Sevilha, que voltou a perder, após cinco empates seguidos, é 15.º, com 12.
No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, os leirienses não sentiram dificuldades em levar de vencida a formação que disputa a 1.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Lisboa.
O Sporting recebe, a partir das 18h00, o Dumiense, formação que milita no quarto escalão do futebol nacional, em encontro da 4.ª eliminatória da Taça. Siga todas as incidências do encontro.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.