A seleção portuguesa de voleibol foi eliminada nos oitavos de final do Mundial, após ter perdido por 3-0 contra a Bulgária. No rescaldo da partida, João José, o selecionador português, fez uma análise à partida e afirmou eu Portugal tem de querer estar nestes patamares mais vezes.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Análise: "Foi uma partida difícil em todos os aspetos, quer emocionalmente quer fisicamente. Conseguimos entrar forte no jogo, a Bulgária respondeu bem, acabámos por quebrar a meio do set e ficou difícil recuperar. Conseguimos manter o ímpeto no segundo set, bem focados naquilo que precisávamos de fazer - estávamos a fazer coisas bem, mas tínhamos de as fazer ao longo de mais tempo - mas acabámos por quebrar no final e eles acabaram por fechar. No terceiro caímos um pouco, não conseguimos entrar fortes e acabámos por colapsar e seguiu de forma natural até ao final."

Portugal: "Temos de querer estar aqui [no campeonato do Mundo} mais vezes. Temos que defrontar as grandes equipas, Cuba, Estados Unidos e Bulgária para evoluir e estar aqui mais vezes.

Temos que ambicionar voltar aqui. É extremamente difícil, agora que acabaram as qualificações e é tudo por ranking. Significa que temos de fazer as coisas bem durante mais tempo. Temos que continuar a pensar e planear e temos que perceber o que fizemos bem e aquilo que precisamos de melhorar para voltar a estar aqui. E o próximo Europeu é já uma oportunidade."

Recorde-se que, com este resultado, a seleção das quinas não conseguiu igualar a melhor prestação de sempre na competição, alcançada em 2002 com a chegada aos quartos de final no Mundial da Argentina.