
A NBA está de regresso ao Reino Unido, pela primeira vez desde 2019, com a realização de jogos da fase regular em Londres, em 2026, e Manchester, em 2027, como parte do plano de expansão da liga norte-americana na Europa.
O anúncio oficial revela que o O2 Arena, em Londres, será palco do encontro entre os Orlando Magic e os Memphis Grizzlies, no dia 18 de janeiro de 2026 (domingo). Antes disso, as mesmas equipas defrontam-se a 15 de janeiro, na Uber Arena, em Berlim, Alemanha.
Será o primeiro jogo da NBA no Reino Unido desde a vitória dos Washington Wizards sobre os New York Knicks, em janeiro de 2019, também em Londres. Entre 2011 e 2019, a capital inglesa acolheu partidas da liga norte-americana de forma regular.
Em 2027, será a vez de Manchester receber pela primeira vez um jogo oficial da NBA, na nova Co-op Live Arena. As equipas participantes serão anunciadas antes do arranque dessa temporada. Recorde-se que a cidade já tinha acolhido um jogo de pré-época, em 2013, entre os Philadelphia 76ers e os Oklahoma City Thunder.
Além dos jogos no Reino Unido, a NBA confirmou que Berlim (2026), Paris (2027 e 2028) e novamente Berlim (2028) receberão jogos da fase regular.
A notícia surge numa altura de forte crescimento da modalidade no país: o basquetebol é já o segundo desporto coletivo mais praticado no Reino Unido, com cerca de 1,5 milhões de participantes semanais e oito milhões de adeptos. É ainda a liga desportiva mais popular entre os jovens.
O comissário da NBA, Adam Silver, esteve reunido recentemente com o Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, e com os presidentes das câmaras de Londres e Manchester para reforçar o compromisso da liga com o crescimento do basquetebol no Reino Unido.
Além disso, está em estudo, em colaboração com a FIBA, a criação de uma liga profissional masculina europeia, com cidades como Londres, Manchester, Berlim e Paris entre as candidatas a acolher equipas permanentes.
Comentários