Corrida começou acidentada, teve direito a uma nova partida, mas o piloto português abandonou a meio da prova com problemas mecânicos. Jorge Martin foi o primeiro a cortar a meta.
O diretor desportivo da Kern Pharma revelou que os restantes elementos da equipa fizeram dois testes, “um internamente e outro por parte da organização”, e que todos estavam negativos.
Alejandro Marque parte para os 181,6 quilómetros entre Belmonte e a Guarda com 1.09 minutos de vantagem sobre o seu colega Gustavo Veloso e 1.26 sobre os portistas Joni Brandão e Amaro Antunes, respetivamente terceiro e quarto da geral.
Armindo Araújo (Skoda Fabia R5 Evo) foi 5.º no rali e ascendeu à liderança do Campeonato Nacional de Ralis, liderando agora com 88 pontos, mais quatro do que o segundo, Ricardo Teodósio, e mais 16 do que o terceiro, Bruno Magalhães.
Mauricio Moreira, da Efapel, caiu, assim, da segunda para a sétima posição da geral, estando agora a 01.31 minutos do camisola amarela Alejandro Marque.
No domingo, Alejandro Marque terá o primeiro teste à sua liderança, nos acidentados 181,6 quilómetros entre Belmonte e a Guarda, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria.
Já o português Nelson Oliveira, que seguia na sexta-feira na 39.ª posição da geral, não partiu hoje para a estrada, segundo a informação disponível no sítio de internet da organização.
Tomás Bessa cumpriu o Par 72 na terceira volta, depois de ter registado 69 pancadas nas duas rondas anteriores, e figura no 27.º posto da classificação, empatado com mais seis jogadores.
Os positivos na formação espanhola obrigaram a que os ciclistas, assim como o ‘staff’, da W52-FC Porto, do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel e da Movistar fossem testados antes do arranque da terceira etapa.
As zonas de descarte estrearam-se nesta Volta a Portugal sem reunir consenso no pelotão, dividido entre as preocupações ecológicas e a dificuldade de ‘carregar’ bidons ao longo de dezenas de quilómetros durante as etapas.
O ciclista português Rafael Reis (Efapel) sobe hoje à Torre de amarelo, com o ponto mais alto de Portugal continental a ser o primeiro grande desafio dos candidatos à vitória na Volta a Portugal.
Miguel Nunes venceu as quatro classificativas, disputadas na parte da manhã, que terminou com uma vantagem de 18,3 segundos sobre o segundo classificado, o conterrâneo madeirense Alexandre Camacho (Skoda Fabia R5 Evo).
Tomás Bessa, campeão da PGA de Portugal em 2020, partilha a 28.ª posição com mais oito jogadores à partida para a terceira volta do torneio do calendário do Challenge Tour.
Figueiredo estreou-se na Escócia com uma primeira volta em 68 pancadas, quatro abaixo do Par, Ricardo Santos completou os 18 buracos no Par, graças a três ‘birdies’.
A participação de Miguel Oliveira (KTM) no Grande Prémio da Estíria de MotoGP, 10.ª prova do Mundial, está em dúvida, depois de uma aparatosa queda sofrida hoje pelo português na primeira sessão de treinos livres.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.