O Lusitano de Évora anunciou esta quinta-feira a saída de Pedro Russiano, que vai assumir o comando técnico do Penafiel, sucedendo a Hélder Cristóvão, treinador do clube duriense nas últimas duas temporadas e meia.

O Penafiel, atualmente na II Liga, chegou a acordo com o Lusitano para uma indemnização, cujo valor não foi revelado, mas que o emblema alentejano — recém-promovido à Liga 3 — considerou “bastante vantajosa”, segundo comunicado publicado nas redes sociais.

Pedro Russiano, de 44 anos, guiou o Lusitano ao título do Campeonato de Portugal na época passada, garantindo a subida à Liga 3. Será agora a sua estreia como treinador principal nos campeonatos profissionais.

Antes desta conquista, o técnico passou por Amora e Juventude de Évora, tendo ainda desempenhado funções de coordenador técnico no FC Dietikon, da quarta divisão suíça, na época 2020/21.

Com nova estrutura acionista, a mudança no comando técnico e a saída de grande parte do plantel, o Penafiel arrancou na quinta-feira a pré-temporada, com o objetivo de melhorar o 11.º lugar alcançado na edição anterior da II Liga.