
Ousmane Dembelé foi coroado Melhor Jogador do Mundo na passada 2.ª feira, ao conquistar a Bola de Ouro da 'France Football' referente a 2024/25. O atacante do PSG ficou à frente do espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, e do português Vitinha, seu colega no emblema parisiense.
O ex-Barcelona é apenas o sexto francês a conquistar o galardão da prestigiada revista 'France Football'. Além disso, juntou-se a uma lista de craques que ganharam o troféu depois de deixarem o Barcelona.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Um deles foi o português Luís Figo. O extremo era capitão dos 'blaugrana', mas sentia que não estava a ser valorizado. Vai daí, saiu para o Real Madrid, o maior rival dos 'culés'. Passou a ser 'persona no grata' na Catalunha, mas foi em Madrid que conquistou a sua Bola de Ouro de Melhor do Mundo, em 2000, poucos meses depois de deixar Camp Nou.
Antes de Dembelé, o caso mais recente tinha sido protagonizado por Messi. Figura icónica no emblema catalão, Messi deixou o Barcelona contra a sua vontade, depois de o clube não conseguir registar o seu contrato na LaLiga, devido ao fair-play financeiro. Mudar-se-ia exatamente para o PSG, onde conquistou uma das suas sete Bolas de Ouro, em 2021. Em 2023, venceu novamente o prémio, agora ao serviço do Inter Miami.
Ao contrário de Figo e Dembelé, o craque argentino tinha ganho cinco Bolas de Ouro pelo Barcelona.
O primeiro a sair do Barcelona e a vencer uma de Bola de Ouro foi o brasileiro Ronaldo Nazário, um dos melhores avançados de todos os tempos. Em 1997, pouco tempo depois deixar o Barcelona, o Fenómeno ganhou a primeira das suas Bolas de Ouro, ao serviço do Inter Milão. Viria a ganhar o galardão da 'France Football' mais tarde, em 2002, agora com a camisola do Real Madrid.
Se o Barcelona tem a tradição de ver os seus jogadores saírem para ganharem a Bola de Ouro, o Real Madrid mantém o hábito de os contratar após serem coroados Melhores do Mundo. Aconteceu com Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenómeno, Michael Owen, Zinedine Zidane e Kaká.
Além de Messi, Luis Suárez (década de 1960), Johan Cruyf (anos 70), Hristo Stoichkov em 1994, Rivaldo em 1999, Ronaldinho em 2005 ganharam a Bola de Ouro enquanto jogadores do Barcelona.
Todos os vencedores da Bola de Ouro da 'France Football'

Comentários