Ousmane Dembelé foi coroado Melhor Jogador do Mundo na passada 2.ª feira, ao conquistar a Bola de Ouro da 'France Football' referente a 2024/25. O atacante do PSG ficou à frente do espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, e do português Vitinha, seu colega no emblema parisiense.

O ex-Barcelona é apenas o sexto francês a conquistar o galardão da prestigiada revista 'France Football'. Além disso, juntou-se a uma lista de craques que ganharam o troféu depois de deixarem o Barcelona.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Um deles foi o português Luís Figo. O extremo era capitão dos 'blaugrana', mas sentia que não estava a ser valorizado. Vai daí, saiu para o Real Madrid, o maior rival dos 'culés'. Passou a ser 'persona no grata' na Catalunha, mas foi em Madrid que conquistou a sua Bola de Ouro de Melhor do Mundo, em 2000, poucos meses depois de deixar Camp Nou.

Antes de Dembelé, o caso mais recente tinha sido protagonizado por Messi. Figura icónica no emblema catalão, Messi deixou o Barcelona contra a sua vontade, depois de o clube não conseguir registar o seu contrato na LaLiga, devido ao fair-play financeiro. Mudar-se-ia exatamente para o PSG, onde conquistou uma das suas sete Bolas de Ouro, em 2021. Em 2023, venceu novamente o prémio, agora ao serviço do Inter Miami.

Ao contrário de Figo e Dembelé, o craque argentino tinha ganho cinco Bolas de Ouro pelo Barcelona.

O primeiro a sair do Barcelona e a vencer uma de Bola de Ouro foi o brasileiro Ronaldo Nazário, um dos melhores avançados de todos os tempos. Em 1997, pouco tempo depois deixar o Barcelona, o Fenómeno ganhou a primeira das suas Bolas de Ouro, ao serviço do Inter Milão. Viria a ganhar o galardão da 'France Football' mais tarde, em 2002, agora com a camisola do Real Madrid.

Se o Barcelona tem a tradição de ver os seus jogadores saírem para ganharem a Bola de Ouro, o Real Madrid mantém o hábito de os contratar após serem coroados Melhores do Mundo. Aconteceu com Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenómeno, Michael Owen, Zinedine Zidane e Kaká.

Além de Messi, Luis Suárez (década de 1960), Johan Cruyf (anos 70), Hristo Stoichkov em 1994, Rivaldo em 1999, Ronaldinho em 2005 ganharam a Bola de Ouro enquanto jogadores do Barcelona.

Todos os vencedores da Bola de Ouro da 'France Football'

Todos os vencedores da Bola de Ouro da 'France Football'
Todos os vencedores da Bola de Ouro da 'France Football' Todos os vencedores da Bola de Ouro da 'France Football' créditos: France Football