O último fim de semana voltou a colocar jogadores e treinadores portugueses em destaque por esse mundo fora.
Foram muitos aqueles que conseguiram fazer o gosto ao pé, entrando para a lista de marcadores das respetivas equipas e garantindo, na maior parte dos casos, vitórias importantes para as mesmas.
Da Europa à América do Sul, passando pelas Arábias, veja como se portaram os portugueses no planeta do futebol.
Premier League
Em Inglaterra jogou-se a 12ª jornada do campeonato e com resultados para todos os gostos no que ao desempenho dos portugueses diz respeito.
O Chelsea venceu em casa do Burnley por 0-2, com um dos golos dos 'blues' a ser apontado por Pedro Neto.
Pior sorte teve o Manchester City ao perder por 2-1 no reduto do Newcastle. Matheus Nunes, Bernardo Silva e Ruben Dias foram titulares pelos 'cityzens', e o central até chegou a marcar, mas não foi suficiente para evitar a derrota.
Também João Palhinha teve destino idêntico ao serviço do Tottenham. O médio português foi titular no dérbi diante do Arsenal, mas não conseguiu evitar a derrota dos 'spurs' por 4-1, isto apesar de ter feito a assitência para o golo da sua equipa.
Melhor sorte teve o Fulham, que venceu em casa o Sunderland por 1-0. Raúl Jiménez marcou o golo da vitória para a equipa de Marco Silva já perto do final.
Por seu lado, o West Ham procura recuperar posições na tabela, tendo somado mais um ponto na deslocação a Bournemouth. Com Mateus Fernandes de início, os comandados de Nuno Espírito Santo até estiveram em vantagem, mas acabaram por permitir o empate.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
La Liga
A 13ª jornada do campeonato espanhol contou com muita participação portuguesa. O líder Real Madrid não foi além de um empate em casa do Elche, que contou com André Silva de início, enquanto que Martim Neto saltou do banco.
Este último acabou por ser preponderante para o resultado final, ao fazer a assistência para um dos golos da equipa da casa.
O Villareal somou mais um triunfo, batendo em casa o Maiorca por 2-1. Renato Veiga foi titular pelo 'submarino amarelo', enquanto que Samu Costa alinhou de início pelos insulares, tendo mesmo inaugurado o marcador aos 8 minutos.
Quem também marcou, mas na baliza errada, foi Domingos Duarte. O central português foi infeliz ao fazer um autogolo que permitiu ao Atlético de Madrid vencer o Getafe por 0-1.
Já Gonçalo Guedes teve a pontaria bem mais afinada; o internacional português contribuiu com um golo para o triunfo da Real Sociedad por 1-3 no reduto do Osasuna.
Ligue 1
Também em França se jogou a ronda 13 da liga. O líder Paris Saint-Germain venceu em casa o Le Havre por 3-0; Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos foram titulares na formação parisiense.
O lateral esquerdo fez a assistência para o primeiro golo do jogo aos 29 minutos, enquanto que João Neves apontou o segundo aos 65.
Vitória tranquila teve também o Lille na receção ao Paris FC. Com Félix Correia de início e André Gomes no banco, a equipa da casa venceu os parisienses por 4-1.
Quanto aos treinadores, a jornada não foi tão sorridente. Paulo Fonseca e Luís Castro conseguiram apenas empates diante de Auxerre e Lorient, respetivamente.
Serie A
No campeonato italiano disputou-se a jornada número 12. O AC Milan, com Rafael Leão de início, venceu o dérbi da cidade de Milão contra o Inter por 0-1.
Já a Juventus não foi além de um empate a um golo em Florença contra a Fiorentina, num jogo onde Francisco Conceição entrou na segunda parte, e João Mário não saiu do banco.
Empate foi também o resultado final entre Cagliari e Génova. Num encontro com seis golos, o primeiro foi apontado por Vitinha para a formação forasteira.
Menos sorte teve Danilo Veiga que, ao serviço do Lecce, perdeu na visita à Lazio por 2-0.
Brasil
No Brasileirão aproximamo-nos do final do campeonato, faltando agora três jornadas para o término. O Palmeiras de Abel Ferreira comprometeu as suas aspirações ao título com um empate caseiro diante do Fluminense sem golos.
Já o Cruzeiro, treinado por Leonardo Jardim, garantiu a presença na Taça Libertadores ao vencer em casa o Corinthians por 3-0.
O Vasco da Gama continua em queda livre na tabela. Os vascaínos, com Nuno Moreira a alinhar de início, perderam no reduto do Bahia por 1-0.
Arábia Saudita
Em terras sauditas disputou-se a jornada 9 do campeonato. O líder Al Nassr soma e segue, tendo averbado a nona vitória consecutiva na liga.
A equipa comandada por Jorge Jesus venceu o Al-Khaleej de Pedro Rebocho por 4-1. João Félix e Cristiano Ronaldo foram titulares na equipa da casa, tendo assinado um golo cada um.
Em evidência esteve também Ruben Neves. O médio do Al Hilal marcou um dos golos do triunfo caseiro por 2-1 da sua equipa contra Al-Fateh de José Gomes e Jorge Fernandes.
O Al Qadisiyah, com Otávio no onze inicial, acabou por tropeçar no reduto do Al-Ahli Jeddah, perdendo por 2-1.
Já Al Ittihad regressou ás vitórias ao bater o Al-Riyadh por 2-1. Danilo Pereira e Tozé foram titulares pelas respetivas equipas.
Com Luís Maximiano na baliza, o recém-promovido Neom conseguiu alcançar um empate a um golo no reduto do Al Taawoun.
Menos positivo foi o resultado do Al Fayha na visita ao Al Ettifaq. Os comandados de Pedro Emanuel perderam por 3-2, mantendo-se assim a meio da tabela.
Cá mais em baixo, o Damac de Armando Evangelista registou um nulo no embate com o Al Najma, atual útlimo classificado, treinado por Mário Silva.
Em zona de descida está também o Al Akhdoud de Paulo Sérgio, que esta ronda somou um ponto no encontro diante do Al Shabab
Comentários