Iván Rakitic anunciou esta segunda-feira que se vai retirar do futebol profissional, isto após ter cumprido a última temporada no Hadjuk Split.

Nas suas redes sociais oficiais, o internacional croata deixou uma mensagem de agradecimento ao futebol, e tudo aquilo que o 'desporto-rei' lhe trouxe.

"Querido futebol, deste-me mais do que aquilo que poderia ter sonhado. Os amigos, as emoções, as alegrias e as lágrimas (...). Agora é o momento de te dizer adeus. Mesmo que me afaste de ti, tu nunca te afastarás de mim", pode ler-se.

Formado nos escalões jovens do Basileia, Iván Rakitic chegou à formação principal dos helvéticos em 2006/2007. Na temporada seguinte rumou à Alemanha para jogar no Schalke 04, onde esteve três épocas e meia e onde venceu uma Taça da Alemanha.

Seguiu-se o Sevilha para mais três épocas e meia, onde conquistou a Liga Europa por duas vezes, uma das quais contra o Benfica.

Em 2014/2015, Rakitic foi contratado pelo FC Barcelona, clube onde alinhou ao longo de seis temporadas, e onde se sagrou campeão nacional por quatro vezes, e venceu a Liga dos Campeões.

Depois foram mais três épocas em Sevilha antes da viagem para a Arábia Saudita, onde vestiu a camisola do Al-Shabab.

Na última temporada, Rakitic voltou à Croácia para representar o Hadjuk Split.