No percurso de regularidade os azuis e brancos foram superando os obstáculos que foram aparecendo pela frente, mas certos jogos foram mais decisivos do que os outros na caminhada rumo ao 30.º título de campeão nacional.
Só o SC Braga conseguiu pôr fim à maior série de invencibilidade da história da I Liga portuguesa: 58 partidas e 542 dias. Mas há outras marcas que ainda podem ser alcançadas pelo FC Porto.
Num jogo com escassos lances de perigo, muitos cartões e pouco futebol, o FC Porto só precisava de empatar, mas acabou por carimbar a conquista do título com uma vitória na Luz, graças a um golo de Zaidu já nos descontos.
O United, com os portugueses Diogo Dalot, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo no ‘onze’, não teve argumentos para contrariar a supremacia dos ‘seagulls'.
Benfica e FC Porto vão empatando sem golos na Luz ao fim de 45 minutos, depois de uma primeira parte com poucos lances de perigo. Resultado serve aos dragões para fazerem a festa.
Na equipa dos ‘wolves’, além dos extremos, foram a jogo os compatriotas José Sá, João Moutinho, Pedro Neto e Rúben Neves, enquanto Fábio Silva e Toti Gomes não saíram do 'banco'.
'Águias', no 3.º lugar, recebem os 'dragões', líderes da tabela e que se sagram campeões se não perderem. Siga todas as incidências do encontro no SAPO Desporto.
O Moreirense mantém-se na 17.ª e penúltima posição, com 26 pontos, e pode ver a despromoção confirmada esta jornada, se o Tondela vencer no domingo em casa do Gil Vicente.
O Friburgo, que não perdia há quarto encontros na Bundesliga, mantém o quarto lugar, com 55 pontos, contra os 54 do Leipzig (quinto) – recebe no domingo o Augsburgo -, e do Union (sexto).
O SAPO Desporto acompanhou o trajeto dos adeptos do FC Porto até ao Estádio da Luz e a chegada dos primeiros adeptos do Benfica, para 'medir o pulso' ao 'Clássico' pouco antes do pontapé de saída.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.