Num ápice, João Pereira conseguiu a ‘proeza’ de perder a liderança da I Liga, pois chegou seis pontos à frente do FC Porto e oito do Benfica (então com menos um jogo), e saiu a um ponto dos ‘encarnados’ e com os mesmos dos ‘dragões’.
A questão ficou circunscrita à capital inglesa em 2018/19, quando Chelsea e Arsenal, dois clubes londrinos, disputaram o jogo decisivo, que os ‘blues’ venceram por 4-1, mas Portugal também teve direito à sua final privada, em 2010/11.
A lista inclui ainda, além de Galloway, mais uma série de notáveis, como os húngaros Lipo Herczka, Janos Biri e Béla Guttman, o chileno Fernando Riera, o inglês Jimmy Hagan, Artur Jorge e o sueco Sven-Goran Eriksson.
Depois da clara vitória em 2023/24, sob o comando de Ruben Amorim, os ‘leões’ cedo começaram a demonstrar uma grande superioridade e ‘ameaçaram’ resolver cedo a questão, mas tudo mudou com a saída do técnico para o Manchester United.
O técnico português, que até iniciou a época 2024/25 no Sporting, vai orientar os ‘red devils’ no jogo de quarta-feira com o Tottenham, na cidade espanhola de Bilbau.
O Sporting sagrou-se bicampeão no sábado, ao bater em casa o Vitória de Guimarães (2-0), na 34.ª e última jornada da I Liga, conquistando o título pela 21.ª vez no seu historial.
Feitas as contas, os ‘leões’ somaram mais dois pontos do que o rival Benfica, ao qual também se superiorizaram no confronto direto (1-0 em Alvalade e 1-1 na Luz).
Segundo um despacho dos vereadores Diogo Moura, responsável pelo pelouro da Economia, e Rui Cordeiro, que tutela o Desporto, a restrição ocorre “por motivos de segurança” e a “pedido da PSP”.
A pesada derrota na 34.ª e última ronda no campeonato, por 4-1, em Arouca, ditou a despromoção dos boavisteiros, depois de um ciclo de 11 épocas na principal divisão, desde a subida administrativa de 2014/15.
O ‘bis’ do extremo belga Noah Saviolo, com golos aos 80 e aos 90+4 minutos, assegurou aos minhotos a terceira vitória seguida e permitiu–lhes consolidar a liderança.
Juntamente com Virgínia, saem dois veteranos, o guarda-redes Asmir Begovic, internacional bósnio de 37 anos, e o lateral inglês Ashley Young, internacional inglês e que foi campeão pelo Manchester United, de 39 anos.
Uma derrota na casa do Arouca (4-1) confirmou a despromoção do clube portuense, que não dependia apenas de si próprio à partida para a 34.ª e decisiva jornada.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.