Dragões sagram-se bicampeões nacionais, o 26.º título na história do clube azul e branco, com o Benfica a dar novamente uma "ajuda" para o feito do FC Porto.
Depois de, na sexta-feira, 16 jogadores da União de Leiria terem anunciado a rescisão dos seus contratos, devido a salários em atraso, o clube leiriense evitou a falta de comparência ao apresentar com oito jogadores na receção ao Feirense, no Estádio Municipal da Marinha Grande.
Sem nomear responsáveis, João Bartolomeu considera «grave e curioso» o caso que afeta a União de Leiria, estranhando as razões que levam a equipa a ser «alvo deste ataque».
«Estou a estudar a implementação de duas medidas que vão ser importantes, para introduzir mais rigidez nas regras de fair-play financeiro», disse Mário Figueiredo na Marinha Grande.
No White Hart Lane, em Londres, a equipa da casa abriu o marcador aos 22 minutos, por intermédio do holandês Rafael van der Vaart, assistido por Gareth Bale, e Kyle Walker selou o resultado final, aos 75.
O treinador José Mota ainda tinha a esperança de vencer os insulares e lutar pelo sétimo lugar, mas a equipa de Pedro Caixinha alcançou um triunfo categórico, que só pecou por escasso, tantas foram as oportunidades desperdiçadas pelos madeirenses.
Os insulares estiveram em desvantagem, mas operaram a reviravolta na segunda parte, graças a duas grandes penalidades resultantes de dois lances faltosos do defesa Nuno Silva.
Os aveirenses selaram o triunfo com golos de Artur, de grande penalidade, aos 10 minutos, e Balboa, aos 59, numa tarde em que o árbitro Cosme Machado expulsou três jogadores e ainda o treinador dos forasteiros (Henrique Calisto).
«Já havia uma proposta em cima da mesa que resolvia metade do solicitado pelos jogadores. Acho estranho terem abdicado de receber essa quantia em troco de, aparentemente, não terem recebido nada», disse o presidente da Liga.
A duas jornadas do final do campeonato, a equipa avense reduziu a distância para o líder, o Estoril, que empatou em casa, estando agora a quatro pontos, mas mantém-se na terceira posição porque o vizinho Moreirense também venceu e é segundo classificado, com mais um ponto.
O clube de Rui Nascimento esteve a ganhar por duas bolas: golos de Gabi (15 minutos) e Fofana (33). Mas os golos de David (45) e Zé Manel (52) garantiram a conquista de um precioso ponto.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.