A morte de Diogo Jota e do irmão deixam Portugal e o futebol de luto
A morte é sempre um acontecimento trágico, mas quando vem assim precoce, de mansinho, choca, magoa, e relembra que a vida é efémera. "Aquilo que nós esperamos, no dia-a-dia, é que partam os que têm mais idade e não os mais jovens". As palavras de Marcelo de Sousa não poderiam ter sido mais certeiras. Um acontecimento trágico, ocorrido esta quinta-feira em Espanha, tirou o último suspiro a Diogo Jota e ao irmão André Silva. Um tinha 28 anos, o outro 25 anos.
Um despiste ao quilometro 65 da A-52, sentido Benavente em Zamora, Espanha, impediu que os dois jovens prosseguissem os sonhos.
Pai de três filhos, Diogo Jota tinha acaba de casar a apenas 10 dias, com a sua prometida Rute Cardoso.
A carreira profissional há muito lhe corria de feição. Chegou a Liverpool em 2020, procedente do Wolverhampton por cerca de 44,7 milhões de euros. Pelos reds, em 182 partidas, marcou 65 golos e assinou 26 assistências. Pelo emblema inglês conquistou uma Premier League, uma FA Cup e Taça da Liga. Há poucas semanas tinha celebrado a conquista da Liga das Nações com a seleção portuguesa.
Antes de chegar a Inglaterra, teve uma breve passagem pelo Atlético de Madrid que o contratou ao Paços de Ferreira por 7 milhões de euros, mas onde não chegou a fazer qualquer jogo oficial. Atuou um ano no FC Porto (16/17), acabando por rumar ao Wolves.
O irmão André Silva também passou pela formação do FC Porto, e ia para terceira época no Penafiel, equipa que terminou no 11.º lugar da segunda liga.
São dois jovens que desaparecem. Tinham a vida toda pela frente... Um dia triste para Portugal e para o Desporto.
É tudo por hoje. Até lá, já sabe: toda a atualidade desportiva nacional e internacional está à distância de um clique em sportinforma.sapo.pt.
Atualidade
Jogador português faleceu após um acidente em Zamora, Espanha, juntamente com o seu irmão, André Silva, que alinhava no Penafiel.
Futebol
Ex-treinador-adjunto do Paços de Ferreira recorda a ligação especial e o percurso de um jogador que “lutou até ao topo com humildade e trabalho”.
I Liga
Antigo médio do FC Porto não esquece a dor de uma família "destroçada". Jogador português faleceu após um acidente em Zamora, Espanha, juntamente com o seu irmão, André Silva, que alinhava no Penafiel.
Futebol
Central internacional português rejeitou transferência para o Al Hilal, que oferecia 45 milhões de euros ao Benfica e um contrato de 35 milhões ao jogador.
I Liga
Avançado é pretendido pelo Arsenal que no entanto ainda não apresentou qualquer proposta que vá de encontro ao valor pretendido pelo Sporting.
Europeu Feminino
Equipa portuguesa entra em campo a partir das 20h00.
Ciclismo
Ciclista dinamarquesa da Cofidis foi a mais forte no sprint que terminou em Esposende.
Superliga saudita
Al Qadsiah estará disposto a pagar 60 milhões de euros por Mateo Retegui, que marcou 25 golos no campeonato.