O abandono em massa não impediu que a tirada chegasse ao final, com o belga Arnaud De Lie (Lotto) a impor-se ao sprint em Bessèges, assumindo também a liderança da geral.
Almeida vai partir no sábado para os 181 quilómetros da quarta etapa, que ligam Oropesa del Mar a Portell de Morella e têm duas contagens de montanha de primeira categoria.
O ciclista luso de 26 anos liderou a perseguição ao duo da Bahrain Victorious, mas não conseguiu alcançar nem Buitagro, que coroou o alto de Benifato em 04:07.54 horas, nem o espanhol Pello Bilbao, segundo a nove segundos.
Notabilizado como o eterno mecânico de Joaquim Agostinho, que acompanhou ao longo de 16 anos, Francisco Araújo esteve em 42 edições da Volta a Portugal.
O ciclista, de 48 anos, estava desaparecido desde segunda-feira, altura em que saiu de casa após uma discussão familiar. O atleta já foi localizado e está bem de saúde.
Daniela Campos foi a grande dominadora no setor feminino e, depois de no sábado ter vencido a corrida por pontos, a eliminação e o scratch, conquistou o omnium, vencendo as quatro provas do concurso.
Van der Poel concluiu o percurso em 1:02.44 horas, menos 45 segundos do que o seu ‘eterno’ rival, o belga Wout van Aert, segundo pela quarta vez nos últimos sete anos.
Iúri Leitão deixou atrás de si, com o mesmo tempo, o polaco Stanislaw Aniolkowski (Cofidis) e ao norueguês Erlend Blikra (Uno-X), segundo e terceiro, respetivamente.
A terceira edição da Clássica da Figueira está agendada para 16 de fevereiro, com o pelotão a percorrer 192,7 quilómetros com início e final junto da Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril.
O português da UAE Emirates, de 21 anos, atacou a mais de 40 quilómetros da meta, na ascensão ao Coll de Sóller, de segunda categoria, e andou na frente de corrida durante mais de três dezenas de quilómetros, optando por aguardar pelos perseguidores.
No final dos 184,5 quilómetros entre Ses Salines e Colònia de Sant Jordi, Van den Berg impôs-se ao sprint, relegando para segundo o francês Anthony Turgis (TotalEnergies) e para terceiro o noruguês Erlend Blikra (Uno-X).
O ciclista das Caldas da Rainha, de 21 anos, conseguiu o terceiro pódio em outras tantas corridas esta temporada, depois de ter vencido o Grande Prémio Castellón e ter sido terceiro na Clássica Comunidade Valenciana.
O corredor da Caja Rural somou 169 pontos no final das quatro provas pontuáveis, deixando Diogo Narciso no segundo posto, com 127, e o norte-americano Brendan Rhim no terceiro, com 110.
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi o melhor português na classificação geral final, terminando em 15.º, a 01.06 minutos do equatoriano Jhonatan Narváez.
O corredor da Caja Rural conquistou a prova ao somar 92 pontos, deixando Diogo Narciso na segunda posição, com 72, e o norte-americano Brendan Rhim na terceira, com 61.
O campeão nacional de contrarrelógio estreou o palmarés de 2025, depois de ter festejado as vitórias no Giro della Romagna, no ano passado, a primeira como profissional, e da Volta a Rodes, em 2023.
No domingo, a 25.ª edição do Tour Down Under termina com os 90 quilómetros da sexta e última etapa, com partida e chegada a Adelaide, cujo triunfo deverá ser disputado ao sprint.
No sábado corre-se a etapa rainha do Tour Down Under, com 145,7 quilómetros entre McLaren Vale e Willunga Hill, com os ciclistas a terem duas passagens, nos últimos 30 quilómetros, pela meta, coincidente com uma contagem de primeira categoria.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.