Só daqui a 20 dias o FC Porto voltará a entrar em campo para a Primeira Liga para atacar o resto da primeira volta da prova contra os emblemas que estão na parte inferior da tabela. Cumpridas 11 jornadas, a equipa de Francesco Farioli ganhou 10 jogos só não venceu um: a receção ao Benfica (0-0).
Os azuis e brancos comandam a prova com 31 pontos, depois de somar três na noite de domingo, em Famalicão (5.º com 19 pontos), graças a um golo solitário de Froholdt, num jogo em que só deu FC Porto.
FOTOS: O Famalicão-FC Porto em imagens
Pode-se dizer que Francesco Farioli está a cumprir, para já, os objetivos. Ultrapassou um calendário inicial difícil, vencendo seis dos oito primeiros classificados. Além de ter ganho na casa do bicampeão Sporting, o FC Porto venceu o Gil Vicente (4.º), o Famalicão (5.º), o Moreirense (6.º), o SC Braga (7.º), o Vitória SC (8.º), e ainda Arouca, Rio Ave, Nacional e Casa Pia.
Diante do Famalicão, somou a sexta vitória em outros tantos jogos fora e até agora, só Sporting (autogolo de Neuhén Pérez) e Moreirense lograram marcar ao Dragão fora de portas. Em casa, só sofreu do SC Braga.
O encontro podia ter sido resolvido mais cedo, mas a falta de pontaria dos azuis e brancos e uma boa exibição do guardião Carevic evitaram um resultado mais volumoso. Os líderes da I Liga dominaram o jogo, jogaram quase sempre no meio-campo adversário, exploraram e bem o lado direito do Famalicão, com as incursões de Rodrigo Mora, Francisco Moura e Pepê nesse corredor.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
O Famalicão, que só tinha perdido em casa com o Sporting e só sofreu golos dos Leões (2) do Arouca e do Casa Pia em toda a prova, foi remetido ao seu meio-campo e raramente incomodou Diogo Costa. Ainda atirou uma bola aos ferros no primeiro tempo com o jogo 0-0, mas acabou a partida sem qualquer remate enquadrado.
Vem agora a pausa para os jogos das seleções, antes do regresso da Taça de Portugal. A formação azul e branca recebe o Sintrense, 9.º da Série D do Campeonato de Portugal, no dia 22. Os famalicenses jogam fora com o Estoril-Praia, na 4.ª ronda da prova rainha do nosso futebol.
A figura: Carevic
O Famalicão não acabou goleado graças a grande prestação do guarda-redes montenegrino, Lazar Carevic. Evitou os golos de Samu, aos 4 e 33 minutos, travou o remate com selo de golo de Alberto Costa, aos 78. Voltou a mostrar segurança para manter o Famalicão como a segunda defesa menos batida da prova (cinco golos).
Outros destaques
Samu ganhou quase todos os duelos que disputou, esteve muito ativo no ataque, mas voltou a sair a zeros. Mostrou a sua frustração no banco, após ser rendido por Deniz Gul, mas terá de culpar Carevic, a sua falta de pontaria, e o corte impressionante de Pedro Bondo no segundo tempo, quando já estava a festejar. Teve três oportunidades para marcar, mas não conseguiu voltar aos golos.
Num jogo onde o FC Porto criou muito e concretizou pouco, há que destacar o único homem que teve pontaria. Froholdt voltou a fazer um grande jogo na pressão e apareceu na área para mostrar a Samu como se faz. Segundo golo do jovem dinamarquês na I Liga, ele que tinha marcado ao Gil Vicente.
Momento do jogo: Froholdt abate muralha
Depois de tanto ameaçar, o FC Porto marcou finalmente, aos 36 minutos. Em nova incursão pelo lado esquerdo, Francisco Moura desceu pelo seu corredor e centrou atrasado para um remate atabalhoado do jovem médio dinamarquês que acabou no fundo das redes de Carevic. Acabava a resistência famalicense.
Reações:
Froholdt admite que rematou mal no golo, Farioli destaca controlo e detalha lesão de Bednarek
Hugo Oliveira: “São estes jogos que fazem crescer esta equipa”
Tom van de Looi reconhece superioridade do FC Porto: “Faltou um pouco de sorte e qualidade”
Comentários