Em mais um dos seus estudos que apresenta semanalmente, o conceituado CIES Football Observatory apresenta, em colaboração com a 'Impect', empresa de análise de dados futebolísticos, os melhores jogadores dos últimos seis meses em oito áreas de jogo, com base em inúmeros índices de desempenho.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
O CIES apresenta então os 50 jogadores com os valores mais elevados em cada domínio nos últimos seis meses nos respetivos campeonatos nacionais (com cada jogador a aparecer apenas no ranking da área em que obteve a pontuação mais elevada) e são vários os jogadores portugueses ou ao serviço de equipas portuguesas a surgirem nos vários rankings.
Na categoria de jogo aéreo defensivo encontramos Nicolás Otamendi logo no terceiro lugar, com um índice de desempenho neste capítulo de 96.3%, apenas superado por Virgil van Dijk, do Liverpool, e Dean Huijsen, do Real Madrid. Mais abaixo, no 14.º posto, surge outro central do Benfica, António Silva, num ranking onde aparece ainda, no 48.º lugar, Sikou Niakaté,do SC Braga.
No capítulo defensivo, mas pelo chão, destaque para a presença de um ex-Benfica, agora no Burnley, no pódio: Florentino.
A liderar o capítulo de construção de jogo a partir da defesa está o internacional português Rúben Dias, do Manchester City, com Gonçalo Inácio, do Sporting, a surgir logo no quarto lugar, atrás de Waldemar Anton, do Dortmund, e de William Saliba, do Arsenal, que fecham o pódio. A dupla de centrais polacos do FC Porto, formada por Jan Bednarek e Jakub Kiwior, também surge neste top.
Quanto a organização de jogo, há um português no segundo lugar: Vitinha, do Paris Saint-Germain, apenas superado por Pedri, do Barcelona. Outros dois portugueses do PSG, Nuno Mendes e João neves, aparecem entre os dez primeiros desta lista, com o reforço do Benfica Enzo Barrenechea logo a seguir. Rúben Neves, Bruno Fernandes, Matheus Nunes, Morten Hjulmand.
No que toca a progressão com bola, seja em dribles, seja em condução progressiva, destaque para Pedro Neto, do Chelsea, que aparece no oitavo posto de uma lista liderada por Michael Olise, do Bayern, e que tem Vinícus Júnior, do Real Madrid, no segundo lugar. Alguns lugares mais abaixo encontramos Geny Catamo, do Sporting, e Victor Froholdt, do FC Porto.
Quanto a criação de oportunidades de golo, o primeiro lugar é de Lamine Yamal e o primeiro português da lista é Francisco Trincão, do Sporting, no 11.º posto. Bernardo Silva também surge bem posicionado.
No capítulo da finalização, encontramos Vangelis Pavlidis, do Benfica, na sétima posição, superado apenas por vários jogadores de renome, como Mbappé, Kane ou Messi. Logo atrás do avançado grego está o ex-Sporting Gyokeres, com Cristiano Ronaldo em 19.º. João Félix, os sportinguistas Luis Suárez e Pedro Gonçalves e o ex-sportinguista Paulinho também aparecem neste ranking.
Por fim, quanto ao jogo aéreo ofensivo, o primeiro nome 'conhecido' do futebol português é Beto, do Everton, com Luuk de Jong, agora jogador do FC Porto, a integrar também a lista dos 50 melhores dos últimos seis meses nesta área.
- Quem lidera em que área e o que é considerado em cada uma delas -
- Jogo aéreo defensivo (duelos aéreos ganhos em posição defensiva em comparação com a média da equipa e taxa de sucesso): Virgil van Dijk (Liverpool)
- Defesa pelo chão (duelos pelo chão ganhos no próprio meio-campo: Moisés Caicedo (Chelsea)
- Construção de jogo a partir da defesa (passes bem-sucedidos no próprio campo em comparação com a média da equipa e taxa de sucesso): Rúben Dias (Manchester City)
- Organização de jogo (passes bem-sucedidos no meio-campo adversário em comparação com a média da equipa e taxa de sucesso): Pedri González (Barcelona).
- Progressão com bola (dribles bem-sucedidos e taxa de sucesso; conduções progressivas de, pelo menos, oito metros em direção à baliza adversária): Michael Olise (Bayern Munique)
- Criação de oportunidades de golo (passes que levam a um remat; passes que deixam o colega com no máximo um adversário pela frente; passes recebidos por um colega em zona central na área adversária): Laminte Yamal (Barcelona).
- Finalização (número e eficácia dos remates - diferença entre golos marcados e esperados - frequência de golos): Kylian Mbappé (Real Madrid)
- Jogo aéreo ofensivo (duelos aéreos ganhos em posições de ataque em comparação com a média da equipa e taxa de sucesso): Erling Haaland (Manchester City)
Comentários